Sistema Agrosilvipastoril e a diversificação da renda em sua propriedade.

07/09/2014 11:17

1. INTRODUÇÃO

As áreas degradadas representam um problema que afeta várias regiões do Brasil, e têm causado sérios prejuízos econômicos e ambientais. A degradação das áreas se iniciou após a eliminação gradativa da vegetação original de floresta para a implantação de cultivos agrícolas e/ou atividades pecuárias e se acentuou com o uso inadequado das pastagens. Atualmente, ao lado de pastagens degradadas, existem outras extensas áreas com alto grau de degradação.

Entre as propostas disponíveis para recuperar áreas degradadas, o uso de sistemas agrossilvipastoris é interessante, por causa do potencial desses sistemas para desenvolver modelos sustentáveis de exploração pecuária. Esse tipo de exploração se refere ao cultivo associado de plantas lenhosas perenes, plantas herbáceas (culturas agrícolas e/ou pastagens) e/ou animais, em uma mesma unidade de manejo e de acordo com um arranjo espacial, temporal ou ambos; nos quais deve haver tanto interações ecológicas como econômicas. De acordo com suas características os sistemas agrossilvipastoris têm sido classificados de diferentes maneiras. Quanto a sua composição esses sistemas podem ser classificados como sistemas agrossilviculturais (árvores + culturas); silvipastoris (árvores + animais) e agrossilvipastoris (árvores + culturas + animais).

As árvores têm papel fundamental no sistema, pois exercem uma série de efeitos sobre o ecossistema das pastagens, a maioria benéficos, e que, portanto, deveriam ser considerados, principalmente, quando se busca a exploração sustentável e a recuperação de áreas degradadas, especialmente aquelas utilizadas sob sistemas extensivos ou semi-intensivos. Entretanto, apesar de inúmeras vantagens, manter ou introduzir árvores em pastagens ainda não é prática rotineira em várias regiões do Brasil e em outros países de clima tropical e subtropical, apesar dos benefícios potenciais da arborização para os sistemas de produção animal e para a proteção dos recursos naturais. 

Procure a Strada para mais informações e assessoria na implantação deste sistema em sua propriedade e tenha muito lucro na atividade!!!!!!!!!!!!

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!